PASSAPORTE
Para obter o Passaporte Comum, o interessado deve ser brasileiro nato ou naturalizado. Consulte o site da Polícia Federal ou procure qualquer das unidades descentralizadas ou postos de atendimento e verifique quais os documentos exigidos, procedimentos e prazos para emissão do documento.
Informações completas e atualizadas podem ser obtidas no site do Departamento da Polícia Federal.
VISTOS
Alguns países exigem vistos para passageiros brasileiros. Para obter o visto, o passageiro deve procurar o consulado ou a embaixada do país que pretende visitar, apresentar os documentos solicitados e, na maioria dos casos, pagar uma taxa pela emissão do visto.
Informações completas e atualizadas podem ser obtidas no site do Consulado.
VACINAS
Alguns países exigem vacinas de passageiros brasileiros. Em caso de dúvidas, consulte a embaixada do país ou seu agente de viagens.
Em outros casos, é o Brasil que exige a vacinação para quem visitar certos países. Verifique no site da ANVISA a obrigatoriedade de vacinas e os endereços de onde tomá-las.
Confira medidas importantes a serem adotadas antes, durante e depois da viagem.
ANTES DE VIAJAR
Dependendo de para onde o viajante está se deslocando, é preciso tomar alguns cuidados sobre os riscos de adoecer. Por isso, as informações e orientações necessárias para os viajantes devem fazer parte do planejamento de viagem. Algumas medidas devem ser previstas com antecedência como, por exemplo, a vacina contra febre amarela que é obrigatória para o ingresso em alguns países e deve ser tomada pelo menos dez dias antes da viagem.
A vacinação deve ser registrada no Certificado Internacional de Vacinação que é emitido nos postos da Anvisa em Portos, Aeroportos e Fronteiras. Caso tenha algum problema de saúde que contra indique a vacinação, consulte seu médico e solicite um atestado e apresente em um dos nossos postos para emissão do Certificado Internacional de Isenção de Vacinação (PDF).
Outras vacinas são recomendadas como medida de prevenção do viajante que se desloca para qualquer país, como a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a dT (difteria e tétano) e hepatite B, e no deslocamento para áreas endêmicas, a poliomielite, influenza e meningite meningocócica. A principal orientação da Anvisa é que o viajante esteja em dia com seu calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
Fonte: ANVISA
CARTEIRA INTERNACIONAL DE MOTORISTA
Para locação de automóveis no exterior, o condutor deverá portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) permanente e em período vigente, bem como, a Carteira Internacional de Habilitação (IDL – International Driver’s License). Em alguns países a exigência das duas certificações poderá ser obrigatória e em outros não. Para garantir uma viagem tranquila, recomendamos que levem sempre ambas, além do passaporte.
ORIENTAÇÕES AOS PASSAGEIROS
Certifique-se de estar levando os documentos necessários para sua viagem: passaporte, vouchers, roteiro da viagem, certificado de vacina, vistos, passagens aéreas etc.
Leia atentamente o roteiro e vouchers especialmente elaborados para sua viagem. Havendo alguma alteração ou imprevisto em sua viagem, mantenha contato com os fornecedores locais, cujos telefones encontram-se no roteiro / vouchers.
Passagem aérea
• Seu bilhete aéreo deve ter o mesmo sobrenome do seu documento de identificação com o qual você viajará (RG ou passaporte).
• Você sempre deve se apresentar no aeroporto com antecedência. Para vôos nacionais, pelo menos duas horas. Em vôos internacionais, pelo menos três horas.
• Recomendamos sempre confirmar com antecendência, junto a cia aéra, se o horário do seu voo está mantido ou se houve alguma alteração.
• Se por algum motivo você modificar sua viagem, é necessário cancelar sua reserva. Sem o cancelamento fica caracterizado o no-show e todas as demais reservas do seu bilhete são canceladas. E, ainda mais, a falta de cancelamento gera uma multa, de responsabilidade do passageiro.
• Os bilhetes aéreos incluídos em nossos produtos referem-se a tarifas especiais reduzidas implicando em certas restrições (endosso/mudanças de rota/reembolsos, validades, etc.).
Bagagem
• Cuidado com o excesso de peso. A maioria das companhias aéreas e operadores terrestres aceita uma mala de 20kg e uma maleta de mão de 5kg. Mas lembre-se que você provavelmente fará compras durante a viagem.
• Consulte seu agente de viagens sobre qual a política de bagagens praticada pela cia aérea que irá utilizar.
• Importante – tenha sempre à mão seus documentos de viagem: passaporte, vouchers, passagens, certificado de vacina, cartão assistência e dinheiro.
Traslados
• O serviço de traslado é contratado para esperar até 40 minutos após o horário de chegada do vôo. Atrasos do vôo, demora na imigração ou na localização das bagagens podem extrapolar esse tempo. Nesse caso o serviço pode não ser realizado, sem direito a reembolso.
• Em caso de desencontro, o passageiro deve entrar em contato com o operador local através do telefone existente no voucher do serviço. Em caso de dificuldade, o passageiro deve procurar o balcão de atendimento ao turismo, geralmente localizado na área de desembarque dos aeroportos.
• Em geral, o serviço de traslado não inclui carregadores em aeroportos ou maleteiros nos hotéis. Estas despesas são por conta do passageiro.
Hotéis
• O check in dos hotéis costuma ser a partir das 16h00. O check out até as 10h00.
• Caso o passageiro deixe o hotel antes da data prevista, não haverá reembolso das diárias não utilizadas.
• O serviço de carregadores de bagagens (maleteiros) não está incluído na maioria dos roteiros. Quando este serviço está disponível e incluído no roteiro de viagem, esta informação é mencionada no descritivo do roteiro.
• Na Europa, a maioria das cidades proíbe a entrada ou circulação de ônibus na região central. Por isso, os hotéis utilizados nos circuitos europeus são localizados fora do centro.
Assistência Médica
• Se necessitar usar o seguro, entre em contato prévio com a seguradora através do número constante no cartão de assistência.
• A seguradora não reembolsa despesas ou serviços de terceiros que não tenham sido previamente solicitados e aprovados.
• A Comissão Européia de Turismo (CET) informa que os turistas brasileiros viajando para os países que compõem o Espaço Schegen devem possuir um seguro com a cobertura mínima de EUR 30.000 (trinta mil euros). Verifique se você possui este seguro.
Segurança na viagem
Esteja sempre atento às suas bagagens e pertences. Nos aeroportos, não descuide deles. Se for comprar um lanche ou falar com alguém, mantenha suas bagagens junto a você.
Em restaurantes (mesmo dentro dos hotéis), não deixe bolsas em cadeiras, câmeras fotográficas, celulares, notebook ou qualquer outro objeto sobre a mesa.
Tenha sempre uma postura preventiva e cuidadosa com suas coisas. Roubos acontecem em todos os lugares do mundo.
Reembolsos
Havendo alguma despesa por motivo decorrente dos serviços aéreos (atraso do vôo, mudança, perda de conexão etc.) localize o balcão de atendimento ao cliente da companhia aérea responsável e solicite o ressarcimento localmente. É mais fácil e simples obter o ressarcimento quando a solicitação é feita localmente e no ato do acontecimento.